MURAL🙋

Mural de Ações – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Itapevi


Neste espaço, você encontrará a divulgação de ações promovidas ou apoiadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Itapevi. Serão compartilhadas atividades, campanhas, eventos, projetos, além de dicas e informações relevantes voltadas à promoção dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência.

É fundamental estar atento(a) às datas de cada ação divulgada, a fim de garantir sua participação e acompanhamento das iniciativas que contribuem para uma sociedade mais acessível, justa e inclusiva.

Acompanhe regularmente nosso mural e fique por dentro das ações que fazem a diferença!

VAGAS DE EMPREGO PARA PCDs
09/08/2025


A Prefeitura de Itapevi, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, dá início na próxima segunda-feira (11) ao atendimento do Programa Meu Emprego Inclusivo (PEI). A ação acontece, das 9h às 16h, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT - Rua José Michelotti, 347 – Centro) e será conduzida por um técnico estadual especializado em emprego apoiado. 

O objetivo do PEI é promover o acesso e a permanência de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.

Senado aprova novo Símbolo Internacional de Acessibilidade 25/06/2025



O Senado aprovou projeto que substitui o Símbolo Internacional de Acesso pelo Símbolo Internacional de Acessibilidade. O texto obriga o uso do símbolo em faixas de circulação, em pisos táteis direcionais e de alerta e em mapas ou maquetes táteis. O PL 2.199/2022, que volta à Câmara dos Deputados, havia recebido parecer favorável do senador Romário (PL-RJ) na Comissão de Direitos Humanos (CDH).

O símbolo, criado em 2015 pela ONU, procura englobar todos os tipos de deficiência e acessibilidade. Ele substitui o antigo símbolo internacional com a imagem de um cadeirante em fundo azul ou preto, que é associado a pessoas com mobilidade reduzida.

A proposta altera a Lei 7.405, de 1985, e determina que a substituição das placas de sinalização ocorra em até três anos após a publicação da lei.

O texto inicial previa que a substituição das placas seria regulada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Uma emenda do relator possibilita ao Poder Executivo escolher o órgão responsável por essa regulação e pela atualização do material de referência e de ensino sobre a sinalização em estacionamentos.

Romário afirmou na CDH que o novo símbolo, além de promover a inclusão de pessoas com impedimento físico, inclui aqueles com deficiências mental, intelectual ou sensorial. 

— O Símbolo Internacional de Acessibilidade ilustra com maior precisão a amplitude da inclusão de pessoas com deficiência — afirmou.

Segundo o parlamentar, o censo de 2022 do IBGE apontou que existem cerca de 18,6 milhões de pessoas com 2 anos de idade ou mais com algum tipo de deficiência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado 

DOAÇÃO DE CADEIRA DE RODAS 17/06/2025


A Prefeitura está cadastrando pessoas com deficiência que usam cadeiras de roda. Se você é cadeirante ou conhece alguém que seja, entra nesse link: https://is.gd/vzE8qp e preencha o questionário. 📝👨🏻‍💻

Esta ação quer identificar e atender os moradores que precisam do equipamento, promovendo mais dignidade e qualidade de vida. Nesta primeira etapa, estão disponíveis 300 cadeiras de rodas que foram doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. Não é maravilhoso? 🦽🦼💙🙏🏻

Serão priorizadas as pessoas que realmente precisam. A expectativa é ampliar o número de cadeiras de rodas no futuro, alcançando ainda mais cadeirantes. Quem não for beneficiado agora, ficará automaticamente na lista de espera. 😉

#Cadeirantes
#AçãoSocial
#Itapevi



Conquista Importante para as Pessoas com Deficiência de Itapevi! 07/01/2025

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Itapevi celebra uma importante conquista junto à empresa BB Transporte e Turismo Ltda, responsável pelo cartão Benfácil.

Após tratativas oficiais por meio dos Ofícios CMDP nº 001 e nº 002, a empresa atendeu à solicitação do Conselho e confirmou a flexibilização na exigência de laudos médicos para a concessão do cartão Benfácil na modalidade Pessoa com Deficiência. A partir de agora, nos casos de deficiência física congênita ou permanente, o laudo médico deverá ser apresentado apenas a cada 3 anos, e não mais anualmente como anteriormente exigido.

Essa mudança representa um avanço significativo na desburocratização do acesso ao benefício, promovendo mais dignidade e respeito às pessoas com deficiência do nosso município.

Reforçamos que a prova de vida anual e a fiscalização quanto ao uso correto do benefício permanecem inalteradas, garantindo o bom funcionamento do programa.

Agradecemos à BB Transporte e Turismo Ltda pela sensibilidade e pelo compromisso social demonstrado. Seguimos firmes na missão de promover políticas públicas mais inclusivas e acessíveis para todos!